Na última quinta-feira (29), a deputada estadual Marina Helou participou de um aulão com a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a ativista socioambiental, Amanda Costa. O objetivo do evento, realizado em auditório lotado na Alesp, foi debater o combate à emergência climática no estado de São Paulo.
Deputada Marina Helou, ministra Marina Silva e ativista Amanda Costa debatem durante o Aulão. (Foto: Iury Carvalho)
O Aulão foi organizado por iniciativa da Frente Parlamentar Ambientalista, coordenada por Marina Helou, e contou com a participação de parlamentares, ativistas, juventudes e organizações da sociedade civil. Os debates promovidos durante o evento foram acerca da crise climática e o enfrentamento do racismo ambiental.
A deputada Marina Helou falou sobre as ações do mandato no combate à emergência climática, como o seu projeto de lei que decreta situação de emergência climática no estado.
"Não é só de audiências e falas fortes que transformamos. Acredito no poder das ações e, por isso, construí com muitos de vocês o projeto de Emergência Climática no estado de São Paulo."
Acesse o projeto aqui
Além disso, ela reforçou a importância da união entre legislativo e executivo e a participação das juventudes, representadas e presentes no evento, para enfrentar os enormes desafios da pauta socioambiental no estado.
A deputada estadual Marina Helou, a ministra Marina Silva e a ativista socioambiental Amanda Costa relembraram, em suas falas, a tragédia que atingiu o litoral norte de São Paulo em fevereiro. Todas afirmaram que ela seria evitável, caso o estado estivesse realmente preparado para lidar com os efeitos da emergência climática.
"Sobre o que aconteceu em São Sebastião [...] pensar no enfrentamento da emergência climática é ter políticas de mitigação. Nós temos que enfrentar as causas, mas já estamos vivendo os efeitos das mudanças climáticas." afirmou a ministra Marina Silva
A ministra do meio ambiente e mudança do clima, Marina Silva. (Foto: Iury Carvalho)
"Por que o que houve no litoral norte, em São Sebastiāo, pegou grande parte da população de forma desprevenida, sendo que isso já está sendo falado há muito tempo?", disse a ativista Amanda Costa.
Amanda Costa é ativista socioambiental e luta por justiça racial e climática (Foto: Iury Carvalho)
Veja aqui como foi o Aulão.
Ações de Marina Helou no Litoral Norte
Após as intensas chuvas no Litoral Norte de São Paulo, a deputada estadual Marina Helou acompanhou de perto e prestou suporte às vítimas de São Sebastião. Ela continua discutindo soluções e políticas públicas para ajudar a população vulnerável, ainda mais impactada pela crise climática, assim como ações para evitar que tragédias como essa se repitam.
Recentemente, a parlamentar participou de audiência pública na Alesp, com a presença dos atingidos pela tragédia e demais parlamentares. No evento, Marina reforçou a necessidade de reparação dos danos causados pela tragédia e a continuidade do acolhimento das vítimas.
Comments