A deputada Marina Helou intensificou seu trabalho pela proteção da mulher e garantia dos direitos humanos no estado de São Paulo. Ao longo dos 100 dias do segundo mandato, a parlamentar já tem conquistas e ações concretas na pauta.
"Uma sociedade com mulheres e adolescentes seguros é uma sociedade melhor para todo mundo."
O foco de Marina Helou é a proteção de mulheres, constantemente ameaçadas pela violência de gênero, além de lutar pelo fim da violência letal contra crianças e adolescentes, bem como a valorização de policiais e do cuidado da saúde mental da categoria.
Marina Helou é uma das 25 deputadas mulheres nesta legislatura da Alesp. (Foto: Iury Carvalho)
Veja algumas ações pela pauta neste período
Lei Sancionada
Marina Helou conseguiu que seu projeto que prevê diretrizes e ações para combater a violência letal de crianças e adolescentes se tornasse Lei no estado de São Paulo. A lei 17.652/2023 determina que o estado crie princípios, objetivos e diretrizes de acompanhamento dos crimes contra estes grupos.
Confira mais aqui:
Não nos Calamos
A deputada Marina Helou trabalhou na construção, junto com organizações da sociedade civil, de um protocolo para proteger as mulheres de abuso sexual em espaços públicos e privados.
O protocolo é semelhante ao No Callem da Espanha e foi articulado junto com Legislativo e Executivo, baseado nos pilares de participação e diálogo entre os poderes defendidos pela parlamentar.
Confira mais aqui
Agenda Juvenil
Marina Helou viabilizou, por meio de emenda parlamentar no valor de R$166,844, a entrega da cartilha de Prevenção à Violência Letal contra a Juventude Negra, construída por adolescentes. O projeto, apoiado pela deputada, foi realizado pelo instituto Sou da Paz com atividades junto à juventude de três regiões de São Paulo durante mais de um ano para ouvi-los sobre a violência que os atinge.
A entrega das propostas dos jovens foi realizada em maio, durante evento na Alesp. Na ocasião, a parlamentar reforçou a importância da participação ativa de adolescentes na construção de políticas públicas e da política.
"Temos que garantir que os jovens possam participar dessa agenda. Vocês estão aqui, hoje, nas cadeiras onde os deputados debatem, porque construíram políticas públicas. Vocês e toda sua comunidade merecem se enxergar como deputados", destacou Marina durante o evento.
Confira mais aqui
Acordo Inédito
O Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, presidido por Marina Helou, firmou um acordo inédito com a prefeitura de Campinas e Unicef para prevenção da violência letal contra crianças e adolescentes e garantia de seus direitos.
O projeto também tem parceria com a guarda municipal de campinas, Unicamp e Ministério Público. Na prática, objetivo é qualificar guardas para uma abordagem especializada com adolescentes. A formação e capacitação dos agentes são essenciais para garantir a segurança dos jovens. Confira mais aqui
“A Guarda Amiga do Adolescente é uma iniciativa inédita no Estado de São Paulo e demonstra como ações integradas em torno da prevenção à violência letal contra crianças e adolescentes são possíveis de serem construídas em conjunto", disse Marina Helou
Incentivo às Meninas
No dia do jovem, em 13 de abril, a deputada Marina Helou recebeu as meninas da Plan Brasil na Alesp para falar sobre o funcionamento da Casa de Leis do estado. Marina recebeu em mãos uma carta de compromisso construída pelas adolescentes com sugestões de ações para a proteção das meninas em relação à saúde e segurança.
Essa foi apenas uma das dezenas de visitas que ela recebeu de jovens de faculdades, escolas e organizações.
Confira mais aqui .
Marina Helou com as meninas da Plan Brasil, na Alesp (Foto: Iury Carvalho)
Comentários