A deputada estadual Marina Helou tem como pauta prioritária a defesa do meio ambiente, desde o início de seu primeiro mandato em 2019.
Nos últimos meses, já no segundo mandato, ela deu continuidade a sua luta pela garantia de segurança hídrica, saneamento básico, qualidade do ar e gestão de resíduos sólidos para todo o estado de São Paulo. Além disso, Marina intensificou suas ações pela valorização dos catadores e catadoras paulistas.
"A pauta socioambiental tem que estar no centro das políticas públicas. É urgente lutarmos agora contra a crise climática para garantir um futuro justo e sustentável pra todas as pessoas."
Nos 100 dias de mandato, Marina Helou realizou ações pela pauta socioambiental. (Foto: Iury Carvalho)
Ações pela pauta nestes 100 dias de mandato
Água e Saneamento
Marina Helou relançou a Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento com a presença de centenas de pessoas, como a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
O evento ocorreu em auditório lotado na Alesp. Na ocasião, ela reapresentou os principais objetivos da Frente: atuar na construção conjunta de políticas públicas para garantia de segurança hídrica, acesso ao saneamento básico, qualidade do ar, gestão de resíduos sólidos e pela valorização dos catadores e catadoras do estado de São Paulo, além de lutar pela redução dos impactos das mudanças climáticas.
Confira mais aqui
Dados inéditos desmatamento mananciais
A deputada estadual Marina Helou viabilizou por meio de emenda parlamentar o projeto De Olho Nos Mananciais Paulistas que possibilitará o registro de dados sólidos para agir contra o desatamento da Mata Atlântica no estado de SP. A iniciativa é baseada no modelo de monitoramento que o INPE na Amazônia para proteger o bioma e realizada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).
O projeto na prática insere tecnologia no alerta de desmatamento dos mananciais, agiliza a atuação dos órgãos fiscalizadores, gera dados ambientais para o estado de SP, além de que a metodologia e a tecnologia desenvolvida serão incorporadas pelo setor público. O primeiro Boletim informativo sobre o desmatamento nas áreas de mananciais saiu no início deste ano. Confira mais aqui
Seminário Segurança Hídrica
Marina Helou, junto com ativistas e a sociedade civil organizada, realizou o Seminário de Segurança Hídrica na Alesp. O principal foco do evento foi compartilhar dados sobre a situação de mananciais do estado de São Paulo e ações para a proteção das águas.
Confira mais aqui
Litoral Norte
Nos últimos meses, Marina tem atuado diretamente em apoio às vítimas da tragédia ocorrida em São Sebastião. Em junho, realizou uma Audiência Pública para levantar demandas da população local, principalmente de catadoras e catadores. A parlamentar tem uma pessoa da assessoria que mora em Boiçucanga, que atua como representante do mandato na região.
Apoio às Cooperativas
A deputada Marina apoiou as Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis em Guaratinguetá, São Roque, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. Inclusive, foi a responsável por organizar a primeira audiência pública que reuniu cooperativas da região do Litoral Norte de São Paulo. Avanço Legislativo O Projeto de Lei que decreta situação de Emergência Climática no estado de São Paulo, de autoria da deputada, foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp. O objetivo do projeto é estabelecer ações concretas para mitigar os impactos das mudanças climáticas no estado de São Paulo, bem como prevê orçamento para isso.
Confira mais aqui
Plenária de Escuta do Meio Ambiente
O mandato da deputada Marina Helou realizou a Plenária de Escuta do Meio Ambiente. O evento foi pensado para as pessoas encaminharem propostas de ações para combate à crise climática, garantia de acesso à agua e saneamento, incentivo a reciclagem e outras pautas ambientais no estado de São Paulo.
"Sempre atuo junto com a sociedade civil, inclusive na pauta socioambiental. Fortalecer a participação das pessoas é fundamental para construção de políticas públicas importantes."
Plenária de Escuta com a participação e contribuição da sociedade civil. (Foto: Iury Carvalho)
Comentários