top of page
Ecoponto #EuCuidoDoMeuQuadrado
Instituto Limpa Brasil
São Paulo
Resumo

O problema ligado ao lixo despejado nas ruas ou na natureza não é apenas estético. À medida que o lixo começa a se decompor, produtos químicos e toxinas prejudiciais começam a vazar. Inicialmente no solo, depois na água e no ar, coisas de que todos nós dependemos para uma vida saudável. Nas cidades, o lixo jogado irregularmente em logradouros públicos ou em terrenos baldios acarreta inúmeros problemas nos ambientes urbanos, como assoreamento de córregos, entupimento de sistemas de drenagem e de afastamento de águas pluviais, enchentes, escorregamentos, mau cheiro, proliferação de insetos e roedores, entre outros, além de contribuir para a poluição do solo e dos recursos hídricos com impactos na fauna e na flora terrestre e aquática.
Além da poluição causada pelo lixo, é necessário conscientizar a população sobre a necessidade de contribuir para a redução da emissão dos gases de efeito estufa (GEE), Portanto, as ações do Limpa Brasil concentram-se no engajamento da sociedade no sentido de encorajar e promover mudanças no comportamento de consumo por parte do setor privado e dos indivíduos, além de facilitar a conexão entre os geradores e consumidores para fortalecer o ciclo de Logística Reversa e aumentar a taxa de reciclagem de resíduos. De acordo com o Relatório Anual da Lacuna de Emissões do PNUMA - Programa para o Meio Ambiente da ONU (UNEP), cerca de dois terços das emissões globais de gases de efeito-estufa (GEE) estão vinculadas a residências particulares, ao usar a contabilidade baseada no consumo. Os setores de mobilidade, residencial e alimentar contribuem cada um com cerca de 20% das emissões de estilo de vida.
Além de propiciar um planeta limpo e saudável e incentivar a redução de geração de lixo e a gestão sustentável dos resíduos a nível nacional, o Instituto Limpa Brasil visa promover, ao mesmo tempo, a melhoria de qualidade de vida dos catadores, que buscam a sua sobrevivência na coleta, seleção e venda de materiais. O Brasil se distingue como um dos países mais avançados da América Latina no que tange à inclusão de catadores nos sistemas de gestão integrada de resíduos sólidos, visto que a política nacional (PNRS) reconhece e promove a participação desses agentes na cadeia de valor da reciclagem, mas, apesar das tentativas de garantir a implementação eficiente dessas leis e regulamentos, ainda há muito o que ser feito para melhorar a sistemática e os processos dos diversos agentes envolvidos na reciclagem.

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em Ecoponto #EuCuidoDoMeuQuadrado

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page